Eu tenho umas amigas que vivem tirando sarro com a minha cara e dizendo que eu sou muito mimada. Com muito orgulho vou ter que concordar: eu sou muito mimada, mas já fui muito mais. Só quem teve uma Tia Lúcia na vida sabe o que é ser verdadeiramente mimada. Hoje, seria aniversário dela e achei que uma bacanice seria um bom jeito de homenageá-la e fazer todo mundo ficar com vontade de tê-la como tia.
É verdade que eu fui uma das pessoas mais sortudas e mais mimadas da vida. Caçula…sabe como é né? Infelizmente, nos últimos tempos, perdi duas das pessoas que mais me mimaram nessa vida e talvez por isso a vida tenha andado tão dura pra mim. Minha Tia Lúcia era, é e sempre será uma dessas pessoas.
Além de mimada, eu também devo ser a pessoa que mais tem pijamas e meias nesse mundão de meu Deus e enquanto tomava banho e “ensaiava escrever” essa bacanice fiquei pensando se gosto tanto de meias e pijamas e por isso ela sempre me presenteava com meias e pijamas ou se eu passei a gostar tanto porque ela me presenteava. Na verdade, isso pouco importa. Pijamas e meias vão me lembrar pra sempre da Tia Lúcia.
Há duas semanas fui pra casa mais cedo, acho que na terça-feira e aproveitei a estadia alongada em casa pra fazer aquele famoso movimento de guardar as roupas de verão e botar no sol as roupas de inverno e pra quem tem duas casas esse processo é bem mais complicado e sempre se perdem peças que nunca sei se estão lá ou cá. Fui mexer no baú que guardo as coisas e lá estavam, quatro pijamas novinhos, até dentro da embalagem original com etiqueta e tudo. Impossível não abrir um sorriso…Impossível não dar um aperto no coração. Tia Lúcia me deu pijama de presente a vida inteira, vários, de verão, de inverno (meus preferidos) e de meia estação. Começava a esfriar já chegavam as novas coleções de pijama. Ela já corria na loja e comprava um pro meu aniversário só que ela não aguentava e me dava antes e no aniversário eu ganhava outro presente acompanhado por meias. Sempre….e ela chegava em casa já rindo porque sabia que eu não gosto de presente antecipado e que nem adiantava dizer que era presente de aniversário. Eu sei que quase todos os pijamas que tenho, e são muitos, foi a Tia Lúcia que me deu. E como eu ganhava muitos, comecei a deixar sempre guardado o mais novo pra abrir quando desse vontade de pijama novo. Esses quatro pijamas que achei ficaram guardados e até me esqueci porque não ganhei mais pijama e abandonei a tradição de estrear pijama novo no meu aniversário. Nesse mesmo dia tinha uma gaveta vazia na cômoda e resolvi tomar vergonha na cara e guardar a sacola de meias que estava há anos no guarda-roupas. E de novo foi impossível não abrir um sorriso e impossível não dar um aperto no coração. A gaveta ficou completamente cheia de meias novinhas e muitas delas, muitas mesmo eu olhava e lembrava da Tia Lúcia chegando, sem motivo nenhum ou com motivo, com alguns pares de meia de presente. Aliás, pra Tia Lúcia não precisava de outro motivo pra ela me acarinhar que não o amor. Aniversário e Natal nem importava tanto, eu sempre fui mimada por ela nos dias comuns. Eu amo a torta de frango que ela fazia, era a melhor do universo e nem sei quantas milhares de vezes eu chegava em casa no final do dia e logo vinha ela com uma torta quentinha saindo do forno, só pra mim.
Agora não tem torta de frango, não tem meia, não tem pijama…só tem saudade mesmo. E eu sempre fico pensando que nunca mais eu vou ser mimada assim desse jeito que parecia tão simples que a Tia Lúcia era especialista em fazer. E como bem escreveu minha prima Dani hoje logo cedo, é dia de festa no céu e eu tenho certeza que ela ficou muito feliz ao saber que nesse ano eu vou estrear um pijama novo dado por ela e que nesse inverno não vai me faltar meia nova pra esquentar meu pé tão gelado.
Feliz aniversário Tia Lúcia! Essa semana tô usando aquele pijama azul, com a camisa listrada e já trouxe o lilás, o azul de estrelinhas, o xadrez de ursinho, o….o….o…. E entre pijamas e meias sempre vai existir saudade!