Fiquei pensando sobre o que escrever e achei que em meio a dias tão pesados e tristes a alegria seria o melhor tema. Sim, ela anda ausente, escassa e difícil que só, mas quando vem, chega como um bálsamo e é tão engraçado como nesse período de pandemia as alegriazinhas têm tido um efeito que, tolamente, sempre imaginamos que só poderiam vir das alegriazonas. A vida é feita de milhares de alegriazinhas e uma ou outra alegriazona, então, esse é o momento para ajustarmos um pouco os nossos conceitos.
Eu não sei vocês, mas já tomei um monte de vacinas. Pra minha geração, tomar vacina não era assunto sujeito a questionamento e muito menos negação. A mãe juntava a gente, levava e ponto final. Depois de grande a gente tinha que pegar a nós mesmos (às vezes na marra e sem a paciência que nossas mães sempre tiveram) e nos levarmos pra tomar vacina. Sem maiores dramas, fazíamos o que tinha que ser feito e pronto.
Nem sei quando começou essa palhaçada de se negar a vacinar, mas como a ideia é falar de alegria, vou me poupar e poupar vocês de entrarmos nesse tema.
As vacinas pra Covid 19 estão chegando, devagar, mas chegando e tem um tempo que a nossa maior alegria é receber e compartilhar foto das nossas mães, pais, avós sendo vacinados. Cada foto que recebo fico emocionada, duplamente emocionada. Primeiro porque é um momento muito simbólico e depois porque é de uma consideração tremenda alguém nos escolher pra compartilhar essa alegria.
Nessa semana foi minha vez de espalhar a foto da minha mãe, a Cecilhona, recebendo a tão esperada primeira dose e foi o máximo estar no lugar de quem pode ver os amigos se emocionando e vibrando com isso. Cada mãe vacinada é uma alegria compartilhada e nesse momento, compartilhar alegria é o melhor remédio.
E é muito engraçado mais uma vez perceber tão claramente o ciclo da vida. Nessa semana, eu e meu irmão é que tivemos a oportunidade de tomar minha mãe pelas mãos, exatamente como ela fez tantas vezes conosco, e levá-la pra tomar vacina, com a diferença que antes , para os nossos pais, era só mais uma vacina e pra nós é vida, uma injeção de esperança, um novo ânimo…uma alegria sem fim.
E hoje, o que de melhor posso desejar pra você e pra mim, é um monte de alegriazinhas chegando a todo momento e acessando e reascendendo em nós aqueles lugares que haviam se apagado há tanto tempo e que são vitais para nos sinalizarem os caminhos em tempos tão escuros. Em tempos tristes, definitivamente, a alegria é a melhor vacina!