Fevereiro mal começou e já está deixando suas lições e uma delas é que nada está sob controle, ainda que muitos de nós adorem controlar absolutamente tudo. Hoje bem cedinho, devia ser umas 6 horas, acordei com o barulho da chuva, muita chuva. Já até pensei na roupa que colocaria. Quando deu a hora de levantar, fiz o que faço sempre: olhei pela janela e não é que o céu estava se abrindo e já não tinha nem sinal da chuva barulhenta de mais cedo.
Ontem, acordei e também olhei pela janela e tinha um céu azul de todo tamanho e um sol brilhando que me animei toda, até tirei a sombrinha da bolsa. Por volta de umas 10:30 da manhã começaram a surgir nuvens e mais nuvens e desceu água. Fui pra casa debaixo de uma garoa fina.
Nesse momento escureceu completamente o dia e chove torrencialmente e não duvido nada se daqui meia hora tiver um céu azul e um sol brilhando.
A gente tem essa mania de querer estar no controle…eu tenho, em boa parte do tempo. Vivo postando o tal do “confio, entrego, aceito e agradeço” e tem horas que fico me achando uma bela fraude. Minha confiança tá igualzinho essa chuva que reveza com sol e cai mais fraca, mais forte ou some e dali a pouco volta. Entrega então melhor nem falar que entrego, mas fico segurando uma cordinha pra garantir que nada vai sair do controle. Que controle? Que ilusão é essa?
Tenho aprendido, ou quase, que isso é uma das atitudes que mais trava a nossa vida, mas mesmo assim, na maior parte do tempo não consigo apenas deixar a vida fluir. O irônico é que mesmo assim ela flui, me contraria, me surpreende…
Talvez hoje seja um bom dia pra exercitarmos minha frase de sexta-feira (minha não, do Cícero, mas adotei e uso tanto que me sinto coproprietária): “Mas quem se importa? É sexta-feira amor!” Que só por hoje a gente abra mão do controle que achamos que temos e vamos só deixar a sexta fluir rumo ao final de semana que pode ser de chuva, de sol, de chuva e sol e pode até rolar um arco-íris. Nada disso está sob nosso controle e que ótimo que seja assim. Isso nos reserva lindas surpresas de céu azul e sol brilhando, banhos de chuva pra lavar a alma e até arco-íris cruzando o céu pra dar esperança.
A vida sabe o que faz e a gente quase sempre não. Então não seria lógico confiar nela?
Só por hoje: confia, entrega, aceita e agradece. E esteja aberto para o que vier. É hora de aceitar: nada nunca esteve sob controle! Deixe a vida nos levar!