“A gente sempre tem escolha…e até não escolher é uma escolha.”
Durante muito tempo tive muita dificuldade em aceitar essa frase, até que um dia ela passou a fazer tanto sentido, acho que tem a ver também um pouco com a nossa pouca capacidade de assumir a responsabilidade pela nossa vida, afinal, vamos combinar que é tão melhor ter sempre alguém a quem culpar. Tantas vezes sobra pra Deus e o mundo, menos pra nós.
Mas qual o motivo de ter ressuscitado essa frase hoje, nesse particular momento? É que acabei de ser arrebatada por uma frase que compunha a manchete de uma matéria em um portal de notícias e se referia a uma personagem da novela das 18h que sofreu a novela inteira. A frase dizia assim: “Ela vai escolher a alegria!”
Vocês sabem que as palavras me tocam de modo especial, me movem, me comovem, me inspiram… Essa frase juntou um pouco de tudo isso, foi se eu tivesse acabado de descobrir que existe essa opção: Escolher ser feliz!
Sim! É óbvio que ser feliz é uma escolha e mais do que isso, é uma escolha possível!
Mas também é óbvio que em tantos momentos isso não parece tão possível assim. Durante muito tempo não me pareceu uma escolha possível, ao menos pra mim que estava tomada pela tristeza e pela decepção mais devastadora da vida até aquele momento.
Talvez alguém que esteja lendo essa bacanice esteja acreditando na mesma impossibilidade que um dia eu acreditei. Pode ser que alguém esteja tomado pela tristeza e pela decepção e se sinta sem energia pra escolher qualquer coisa que seja. Também pode ser que alguém esteja vivendo um momento de contestar as escolhas equivocadas já feitas…Pode ser tanta coisa!
Mas pra você e pra mim, afirmo que não podemos perder, nem de vista nem de sonho, que há sim sempre a possibilidade da escolha diante de nós. E não precisa de uma coragem absurda não…um soprinho mínimo de coragem já pode ser o suficiente para nos tirar daquele lugar que jamais deveríamos ficar confortáveis: o lugar da tristeza.
E eu encerro essa bacanice inesperada com um convite que a vida me fez anos atrás e que virou um mantra que faço questão de sempre relembrar e mais, faço questão de viver: #EscolheDeNovo #EscolheAmor #Escolhe Milagre…e hoje, adiciono mais uma fala tão necessária e libertadora: #ESCOLHAAALEGRIA!